Os alunos da Escola Fucapi receberam a visita do projeto Casa da Física UFAM

Colação de grau especial com alunos do curso de Design e Engenharia de Produção
6 de julho de 2018
III Encontro de Bioprocessos
16 de julho de 2018
 
No dia 04 de julho de 2018, aconteceu na instituição Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, Fucapi, a exposição de experimentos referentes as disciplinas estudas em sala de aula como: Física, Matemática e Química; além da parte relacionada com projetos de robóticas. A exposição foi realizada pelo projeto Estação e Centro de Ensino de Ciências Casa da Física, um projeto de divulgação científica, localizada na UFAM, que abrange alunos de ensino fundamental (a partir do 6º ano) e médio, e tem o objetivo de levar assuntos técnicos destinados a prática em escolas, apresentando a experimentação, reflexão e análise científicas dos fenômenos do cotidiano do aluno.

Os experimentos foram expostos no salão do Bloco D, Fucapi, onde está localizado o ensino médio e técnico. Os alunos do Ensino Médio, turma de 2ª e 3ª ano, puderam ver detalhadamente alguns experimentos de física relacionados aos assuntos pertinentes aos vestibulares como: Óptica, Eletricidade e Magnetismo. Analisaram alguns projetos protótipos de robóticas, com o uso de arduinos e programações; utilizaram o jogo Tangram como material lúdico no ensino da matemática dando ênfase a geometria plana e a sua aplicabilidade e o jogo torre de Hanói usado muitas vezes para avaliar a capacidade de planejamento e solução de um indivíduo. No ensino da química os alunos puderam observar o experimento conhecido como “pasta de dente de elefante” que consiste em gerar uma grande quantidade de espuma a partir de poucos mililitros de água, desde que sejam usados alguns ingredientes especiais; todos os experimentos de química foram realizados por professores capacitados com equipamentos de segurança.

Portanto, as exposições de experimentos foram realizadas pensando em levar aos alunos a aprendizagem além das salas de aulas, proporcionados momentos únicos e memoráveis, por apenas assegurar o direito do acesso ao conhecimento. Além disso, a oportunidade de contatar com pesquisadores e estudiosos de outra instituição é muito interessante e proveitosa, tornando mais concreto a divulgação da ciência.
 

EnglishPortugueseSpanish