Institucional

Um pouco sobre nossa experiência

36

ANOS


Gerando Soluções para Amazônia

.
20

CURSOS


Educando a Amazônia de forma tecnológica

.
 
A FUCAPI foi instituída em 1982, a partir de iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e Grupo Executivo Interministerial de Componentes e Materiais (GEICOM), ligado ao Governo Federal. Desde sua criação, a FUCAPI tem se pautado pelo pioneirismo, destacando-se também em nível nacional.
Foi destacada, na primeira Lei de Informática, como a principal instituição tecnológica da Região Norte, por sua atuação voltada para o apoio técnico às empresas instaladas em Manaus. Implantou um laboratório de testes em brinquedos que é o único instalado fora dos grandes centros. Credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o laboratório recebe solicitações de vários Estados.
Criou a primeira escola técnica em informática do país, o Centro de Ensino Profissionalizante em Informática (CEPI), iniciando sua atuação na área da Educação. Implementou pioneiramente uma programação regular de cursos de especialização em nível de pós-graduação “lato sensu”. O primeiro curso a ser realizado foi de Eletrônica Digital, em parceria com a COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então, promoveu uma série de cursos, nas áreas de Engenharia de Produção, Automação Industrial, Qualidade e Produtividade, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Marketing.
Tornou-se a primeira instituição da Região a introduzir o Design Industrial como ferramenta de inovação e competitividade, com a criação do Núcleo de Design.
Criou o centro de Informação Tecnológica, que oferece às empresas e inventores amazonenses serviços de busca e registro de marcas, patentes, desenho industrial e software. Implantou o Centro Educacional Fucapi (CEEF), pioneiro no país, oferecendo o primeiro curso de nível médio do País na inédita área de Tecnologias Industriais Básicas – TIB.
Desenvolveu o primeiro projeto educacional em multimídia idealizado e realizado inteiramente na região, o CD-ROM “O Amazonas em sua Literatura”. Implantou o Centro de Ensino Superior Fucapi (CESF), hoje Faculdade Fucapi. Atualmente, a FUCAPI desenvolve pesquisa e presta serviços em suas áreas de atuação. O investimento na qualificação de seu corpo técnico vem sendo intensificado por meio de parcerias com as principais instituições de ensino do país, dentre as quais se destacam: COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidades do Japão e Universidade do Novo México.
Criou o primeiro curso no Brasil de graduação em Administração com ênfase em Gestão da Inovação. Primeira faculdade do país a alcançar certificação da série ISO 9001. Criou o Centro Tecnológico Ambiental (CETAF-FUCAPI). Inaugurou o Centro de Tecnologia (marcenaria), através de acordo de Cooperação Internacional com a Embaixada Italiana. Ganhou o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, na categoria Instituição de Pesquisa. Foi escolhida a melhor instituição de pesquisa da Região Norte do País nos anos de 2002, 2003 e 2008. Criou o Laboratório Wireless que desenvolve jogos para celulares. Implantou o Sistema de Gestão Ambiental – SGA.
Criou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (NEPI), de caráter multidisciplinar, a partir de seu Instituto de Ensino Superior FUCAPI (CESF) e em parceria com o Programa de Engenharia e Trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em parceria com o CIEAM, implantou o Laboratório de Alimentos DSUS/CDER, que desenvolveu ensaios para desidratação de frutas regionais. Certificação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação, com a norma ISO 27001:2005, sendo a primeira instituição tecnológica da América Latina a conseguir tal certificação.
 


EnglishPortugueseSpanish